01 janeiro 2025

"INTELIGÊNCIA" ARTIFICIAL

Será possível transferir dados de um cérebro humano para um cérebro artificial?

https://usegreenco.com.br/blogs/pense-mais-verde/cerebro-artificial-ciencia-ou-ficcao?srsltid=AfmBOoraGkODMt-8SvXHt_gAsxtbJqhNw5LSdcpx9ajOQHP9aPk0VVk2

Como a máquina tem funções não voluntárias, a ideia do BMI foi suplantada por algo mais complexo: o cérebro sintético.



O sistema BMI é limitado porque gera respostas do tecido em torno dos eletrodos implantados. Por isso, se degradam fazendo com que o desempenho da transferência dure pouco tempo.

Com esse obstáculo em mente, os neurocientistas pensaram em outra solução onde a informação se tornasse permanente ou mutável de acordo com a vontade da máquina: 
a réplica do cérebro humano!

A ideia, portanto, é a preservação de todos os “inputs” produzidos na fonte após seu perecimento, transferidos para uma cópia fiel do cérebro original. O problema é que surgiram vários questionamentos para realizar o projeto.
Questionamentos importantes para serem suplantados na produção e uso do cérebro artificial ou sintético:

1 - DADOS TRANSFERIDOS - além da memória, outros parâmetros sensoriais serão igualmente transferidos, como traumas e emoções atreladas ao cérebro in natura?

2 - ÉTICA E MORAL - haverá um “Código de Ética” específico para o controle da produção de um cérebro artificial ou sintético?

3 - INVASORES CIBERNÉTICOS - haverá alguma senha secreta para acessar os dados do cérebro sintético a fim de evitar os "hackers"?

4 - UTILIZAÇÃO PARA O MAL - Além do Código de Ética, o cérebro artificial ou sintético contará com dispositivos de segurança para evitar que caia em mãos erradas? Exemplo: input de dados gerados de fontes inescrupulosas (a pessoa morre, mas sua maldade fica).

5 - TRANSFERÊNCIA DA CONSCIÊNCIA - Como seria a realocação (ou emulação) de uma consciência, uma vez que ela não é palpável?

Ulf Danielsson, autor e professor de Física Teórica na Universidade de Uppsala Universitet na Suécia, acredita que uma das razões para a associação entre a Física Quântica e a consciência, é o fato de que ambos os processamentos são autônomos e aleatórios.