26 agosto 2023

"IMPRESSÃO 3D" e a "Prantelhana"

 "in illo tempore" 

... era uma vez um casal alentejano de quem nasceu uma filha e para a qual escolheram o nome de Ana. O pai dirigiu-se ao Cartório Notarial da republica portuguesa para efectuar o registo da criança, atendido pela única funcionária pública, com estudos, pois tinha acabado no ano passado a 3ª classe à noite para adultos. Perguntou ao progenitor da menina: Então como se chama a «cachopa»? Respondeu o pai da criança: Olhe "pran-te-lhe" Ana! A ignorância latente da funcionária levou-a a escrever PRANTELHANA DA SILVA nome que a menina usou até morrer aos 90 anos.

   EVOLUÇÃO DO PANTÓGRAFO

Na actual evolução informacional a que muitos continuam a chamar "transição digital" a robotização tem um lugar impar no aperfeiçoamento das várias tecnologias virtuais de reprodução, sejam de som, imagem, texto ou objectos tridimensionais.

Pantógrafo manual manipulado por especialista gráfico em gravação 

A pantografia é uma arte que usando uma técnica antiga na gravação, para reprodução de peças em vários materiais como metais, acrílicos e plásticos.

A máquina pantográfica é conhecida também como gravadora, porquanto realiza serviços semelhantes de uma fresadora, utilizando o bastão abrasivo (evitando faísca) no atrito da gravação de metal.

O modelo a ser copiado chamado de gabarito fixado na mesa porta-matriz, e que será tocado manualmente através do apalpador/ponteira, que identifica as medidas, bi ou tri dimensionais: largura, comprimento, profundidade.

Na mesa de trabalho fixa-se o material a ser gravado através dos cordões de transmissão. 

Para tanto, o operador deve controlar a velocidade de deslocamento do apalpador/ponteira e utilizar as ferramentas necessárias a fim de realizar a fresagem de acordo com o modelo a reproduzir.

A reprodução com pantógrafos é um trabalho artesanal úteis à gravação de pequenos detalhes, sendo primordial que o operador da máquina verifique, antes de iniciar a gravação, alguns itens, tais como o tamanho da letra a ser gravada, a espessura do traço e características da letra, o material no qual será feita a gravação, a inclinação da fresa e o modelo do apalpador.

A reprodução de peças podem ter três características dimensionais:

  • escala real, mesmo tamanho do gabarito;
  • escala reduzida, tamanho menor que o gabarito;
  • escala ampliada, tamanho maior que o gabarito.

Pode-se reproduzir 

> objectos planos/bidimensionais (2D), eixos: x e y

> objectos volumétricos/tridimensionais (3D), eixos: x, y e z.


IMPRESSÃO 
tecnologia tipográfica de reprodução através de 
"PRESSÃO"
assim corrijo a designação:
(incorrecto impressão 3D) => digitação 3D (correcto)
 (incorrecto) prantelhana => Ana (correcto)

Monge "copista"

Prensa de Gutenberg