21 setembro 2024

INCÊNDIOS EM PORTUGAL

Luís Montenegro, primeiro-ministro, prometeu perseguir:

sem perdão” os incendiários, indo atrás “dos responsáveis por estas atrocidades”. E acrescentou ainda: “Não vamos largar estes criminosos". 
Há interesses que sobrevoam estas ocorrências e que nós tudo vamos fazer para identificar e levar às mãos da justiça.”


Investigação CM


Zonas dos pedidos de prospeção de lítio coincidem com áreas ardidas

Serra da Argemela, da Covilhã, é um destes locais.

... e os todos os interesses eléctricos para instalar em milhares de hectares paineis voltaicos de energia solar?



PROTECÇÃO CIVIL EM VEZ QUERER COMANDAR BOMBEIROS NO TERRENO 
DEVE TER COMO PRINCIPAL MISSÃO O TREINO PREVENÇÃO DE POPULAÇÕES PARA EVENTUAIS SITUAÇÕES DE CATÁSTROFES OU CATACLISMOS NATURAIS. 


ENTREVISTA DN/TSF

20 setembro 2024 às 07:00

António Nunes: "Quem esteve mal no terreno, com falta de coordenação, comando e controlo, foi a Proteção Civil" “O sr. presidente a ANEPC disse que os bombeiros não tinham capacidade para assumir esse comando. Então e têm para ser recrutados para a ANEPC? Vestidos de azul têm capacidade e vestidos de encarnado não?

Muito crítico do atual sistema de combate ao incêndios, com a ANEPC no topo, o presidente da Liga de Bombeiros, insiste que os bombeiros devem ter um comando nacional
Para António Nunes o Governo tem estado bem perante a situação dos fogos, mas garante que, no final, será tempo de um ajuste de contas.

https://www.dn.pt/8403275799/antonio-nunes-quem-esteve-mal-no-terreno-com-falta-de-coordenacao-comando-e-controlo-foi-a-protecao-civil/