EUA e Rússia consideram eleições na Ucrânia uma condição fundamental para acabar com a guerra, chances de Zelensky são avaliadas como baixas
- Fox News
13:10, hoje

Donald Trump propõe o seguinte cenário para a Ucrânia: primeiro, declarar um cessar-fogo, depois realizar eleições e, somente em terceiro lugar, assinar um acordo de paz final com o novo presidente.
Isto foi relatado no X pelo eurodeputado alemão Sergei Lagodinsky, citando fontes.
"Segundo minhas fontes, a proposta de Trump consiste em três etapas:
1) cessar-fogo
2) eleições na Ucrânia
3) assinatura do acordo final.
Esta é a realização completa de todos os desejos de Putin. Especialmente em termos de eleições, este é um presente de Trump para Putin. Putin odeia Zelensky", escreveu o eurodeputado.
Ele acrescentou que os europeus querem eleições depois que a paz for assinada.
E a produtora da Fox News, Nana Sajaya, escreveu no X, citando fontes, que os EUA e a Rússia já estão discutindo o plano acima.
A jornalista da Fox News, Jackie Heinrich, também publicou uma publicação sobre o assunto no X, citando também fontes em círculos diplomáticos.
Segundo ela, os Estados Unidos e a Rússia consideram as eleições na Ucrânia uma condição fundamental para o sucesso do processo de solução. Ao mesmo tempo, Trump e Putin "consideram baixas as chances do atual presidente ucraniano ser reeleito".
Além disso, Trump está "pronto para aceitar qualquer resultado eleitoral", incluindo a possibilidade de eleger um candidato pró-Rússia, afirma Heinrich, citando fontes na Ucrânia. Putin, segundo o jornalista, também considera essa probabilidade alta e está convencido de que “qualquer outro candidato, exceto o atual presidente da Ucrânia, será mais flexível e estará pronto para negociações e concessões”.
Anteriormente, essa era a sequência exata do fim da guerra descrita pela mídia ocidental, em particular pela Reuters . Isso também foi discutido no "plano Trump" publicado anteriormente, que não foi oficialmente confirmado. Indicou que um cessar-fogo poderia ocorrer até a Páscoa e que o processo eleitoral começaria em agosto.
Enquanto isso, outro dia, o ex-presidente da Ucrânia Petro Poroshenko anunciou que as eleições para um novo chefe de Estado ocorrerão em 26 de outubro de 2025 .