28 junho 2018

PRESIDENTE TRUMP: Pouco ligou aos assuntos do Marcelo!


"Quão impressionado está com Ronaldo? "Muitíssimo impressionado.” 
A conversa de Marcelo com Presidente Trump
Sala Oval
14:13 EDT

PRESIDENTE TRUMP: Muito obrigado. É uma grande honra ter o Presidente - e altamente respeitado, devo dizer - Presidente de Portugal connosco. Temos um relacionamento tremendo com Portugal há muito tempo, e eu diria que nunca foi melhor do que é agora.

Então, eu só quero recebê-lo e sua delegação. É um país de grande beleza e ótimas pessoas. E obrigada.

E se você não se importa, eu vou apenas fazer uma rápida declaração de um homem pelo qual eu também tenho grande respeito, Juiz Anthony - você sabe de quem eu estou falando. Justiça Kennedy vai se aposentar. E ele é um homem que eu conheço há muito tempo e um homem que eu respeito há muito tempo. Ele tem sido uma grande justiça da Suprema Corte. Ele é um homem que está exibindo uma grande visão. Ele mostrou uma tremenda visão e um tremendo coração. E ele fará falta, mas ele estará se aposentando.

E começaremos nossa busca por uma nova justiça da Suprema Corte dos Estados Unidos. Isso começará imediatamente. E esperançosamente vamos escolher alguém que seja tão notável.

Então, eu só quero agradecer ao juiz Kennedy pelos anos de tremendo serviço. Ele é um homem muito espetacular. Realmente, um homem espetacular. E eu sei que ele estará por perto, esperançosamente por muito tempo, para aconselhar. E eu acredito que ele vai estar ensinando e fazendo outras coisas. Então obrigada ao juiz Kennedy. OK? Obrigado.

Quando eu estava correndo, coloquei uma lista de 20 pessoas. Por não ser um político, acho que as pessoas queriam ouvir o que algumas das minhas escolhas podem ser, e foi bastante eficaz. E eu acho que você vê o tipo de qualidade que estamos olhando quando você olha para essa lista. Mas eu adicionei - adicionei cinco pessoas adicionais à lista. Então, será alguém dessa lista. Então agora nós reduzimos para cerca de 25 pessoas.

Eu lutei muito para chegar aos Estados Unidos, México e Canadá, como você provavelmente já ouviu falar. E nos sentimos honrados em sermos escolhidos. E este é um grande cavalheiro e um grande fã de futebol também. Mas ficamos muito honrados em sermos escolhidos para a Copa do Mundo. Então, estamos ansiosos para isso.

E eu disse isso desde o primeiro dia: se dar bem com a Rússia e com a China e com todos é uma coisa muito boa. É bom para o mundo, é bom para nós, é bom para todos. Então, provavelmente vamos nos encontrar em algum momento da minha viagem à Europa.

Mas o que realmente fazemos é acreditar em fronteiras muito fortes, sem crime. E os democratas acreditam em fronteiras abertas e muitos crimes, porque é isso que você ganha com as fronteiras abertas.

Gostaria de apresentar, no entanto, o Presidente de Portugal. E sinto muito incomodá-lo, mas em nosso país, a seleção de um juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos é considerada, acho que todos podemos dizer, um dos eventos mais importantes - uma das coisas mais importantes para o nosso país. Quero dizer, você vê as decisões que acabaram de acontecer, quão grandes elas são, quão vitais elas são. E eles podem variar de maneiras diferentes dependendo de quem possa - quem pode estar nos tribunais. Então, sempre foi considerado tremendo - uma coisa tremendamente importante.

Algumas pessoas pensam fora, obviamente, guerra e paz, é a coisa mais importante que você poderia ter. Mas outra coisa muito importante é apresentar o Presidente - o altamente respeitado, devo dizer - Presidente de Portugal. Obrigado.

Então nós conversamos sobre coisas diferentes. E ele ficou aqui por cerca de meia hora. Eu não acho que vocês o viram entrar e sair, não é? Estou chocado. Rapaz, eles fizeram um ótimo trabalho. Isso é um choque. Isso é um choque.

Mas, sim, nós tivemos um - ele acabou de sair há pouco, pouco antes de conhecer o Presidente.

E nós tivemos algumas eleições tremendas. Carolina do Sul, do meu ponto de vista, Carolina do Sul - o governador, McMaster - foi uma grande vitória. E como você sabe, eu estava muito envolvido em Nova York com o congressista Donovan.

Então estamos muito felizes. Nós estamos - isso foi uns bons dias, e agora eu começo a me reunir com o Presidente de Portugal. E Portugal tem sido muito importante para a nossa nação. E você está certo, temos cerca de um milhão e meio de pessoas de Portugal aqui. Então isso é muito importante.

Eu lhes disse - algumas horas atrás, eu disse: “Olhe, passe algo ou volte com algo que seria uma derivação, mas consiga algo que você quer.” O problema que temos é que precisamos de votos democratas no Senado, e isso é por que não estou muito empolgado com a lei da Câmara agora, porque não vai passar no Senado. Você não vai conseguir que os democratas votem em nada. Se lhes dermos 100% do que eles queriam e depois dobrá-lo, eles ainda não o passariam porque acham que é um bom ponto de eleição.

Eu acho que é bom para nós porque eu acho que fronteiras fortes - eu nem sei como você se sente sobre isso, mas eu acho que fronteiras fortes e sem crime são - somos nós. E acho que esse será um ótimo ponto de eleição para nós.

Então eu disse a eles duas horas atrás, eu disse: “Você sabe, faça o que quiser e, finalmente, chegaremos a algo”. E talvez seja depois da eleição, talvez seja antes. Mas a partir deste momento, os democratas não vão votar em nada, porque eles realmente estão resistindo ou obstruindo.

OK? Muito obrigado.

Mas temos que ter acordos de comércio justo e estamos trabalhando em negócios realmente justos. Estamos trabalhando com seus representantes em acordos de comércio justo. Assim -

Q Quem você vai escolher para substituí-lo, senhor?

PRESIDENTE TRUMP: Bem, nós temos, obviamente, muitas pessoas. Nós temos uma lista de 25 pessoas que eu realmente tive durante a minha eleição. Eu tinha 20 e, como você sabe, adicionei 5 há pouco. Temos uma excelente lista de pessoas talentosas, altamente educadas, altamente inteligentes - esperançosamente, tremendas. Eu acho que a lista é muito marcante.

Q Sr. Presidente, (inaudível) para a Copa do Mundo com o Presidente Putin, a final?

O PRESIDENTE: Sim -

Q E quem você está apoiando na Copa do Mundo?

PRESIDENTE TRUMP: Não, eu vou te dizer, nós lutamos muito para conseguir isso aqui. Eu acho que eles estão fazendo um trabalho fantástico com a Copa do Mundo agora. Está na Rússia e vou dizer que é emocionante. Meu filho adora futebol e adora assistir à Copa do Mundo. E eles realmente fizeram um trabalho fantástico com a Copa do Mundo. É emocionante mesmo se você é um fã de não-futebol. Sou fã de futebol um pouquinho, mas não tenho muito tempo.

Q Quem você está torcendo?

PRESIDENTE TRUMP: Mas - bem, eu estou torcendo para que todos façam bem. Mas acho que o local tem sido fantástico. Eles realmente mostraram algo muito especial.

Q Sr. Presidente, você se encontrará com o Presidente Putin, senhor? E onde?

PRESIDENTE TRUMP: O mais provável. John Bolton está lá agora. Ele está na Rússia agora. Acabei de ver, assistindo a mídia, que ele se encontrou com o presidente Putin. Ainda não recebi o relatório completo. Mas parece que provavelmente estaremos nos encontrando em um futuro não muito distante.

Q Você sabe onde?

PRESIDENTE TRUMP: Não, ainda não foi determinado. Provavelmente, saberei dentro de uma hora.

P E a injunção na imigração? Você vai lutar contra isso - o juiz da Califórnia que diz que as famílias reunidas devem ser reunidas dentro de um mês?

PRESIDENTE TRUMP: Bem, vamos ver. Mas acreditamos que as famílias devem estar juntas também. Então não há muito o que lutar. Mas acreditamos que as famílias precisam estar juntas.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Obrigado. Obrigado presidente. Bem, como professor de direito constitucional -

PRESIDENTE TRUMP: Oh, muito bem.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: - Eu sei o quão importante é quando uma justiça em sua Suprema Corte se aposenta, porque é uma instituição chave para o seu país. Então, acabei de ouvir a notícia e imagino o quanto é importante para você e para qualquer presidente dos Estados Unidos.

De qualquer forma, gostaria de dizer que temos uma amizade e uma parceria muito duradouras -

PRESIDENTE TRUMP: Sim.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: - isso começou no momento em que te reconhecemos. Fomos o primeiro país neutro a reconhecer a independência dos Estados Unidos da América, embora tivéssemos como nosso aliado mais antigo, a Inglaterra.

Então foi corajoso na época.

PRESIDENTE TRUMP: Isso mesmo.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: E eu não sei se você sabe disso, mas seus fundadores celebraram a independência com o nosso vinho - com vinho da Madeira. Eles fizeram um brinde -

PRESIDENTE TRUMP: Bom gosto.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: - com o nosso vinho, vinho da Madeira. É uma história longa, longa, desta, da nossa amizade e parceria baseada em valores comuns, democracia e liberdade e estado de direito e direitos humanos, mas também de uma comunidade muito forte, de cidadãos americanos e portugueses e eles amo os Estados Unidos da América e eles amam Portugal.

Existem cerca de 1.500.000 luso-americanos portugueses a viver aqui. Eles são muito importantes. Portanto, não é apenas uma aliança militar, política e económica. É mais que isso. É algo muito humano, porque estamos falando de 1.400.000 pessoas que vivem seu amor por dois países ao mesmo tempo.

Como você falou de futebol, deixe-me então perguntar uma coisa - bem, faça uma sugestão.

PRESIDENTE TRUMP: Vá em frente.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Se você vai se encontrar com o Sr. Putin - bem, eu estive com ele na semana passada.

PRESIDENTE TRUMP: Bom.


PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Sim. E ele me pediu para cumprimentá-lo. Então, claro, ele estava esperando sua visita.

Mas de qualquer forma, não se esqueça que Portugal tem o melhor jogador do mundo que se chama Cristiano Ronaldo.

PRESIDENTE TRUMP: Oh, tudo bem.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Tenho certeza que seu filho sabe disso e -

PRESIDENTE TRUMP: Ele sabe tudo sobre ele.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: E assim - e assim, não se esqueça que se você for à Rússia durante o campeonato, não esqueça que Portugal ainda está lá e quer ganhar o campeonato.

PRESIDENTE TRUMP: Isso mesmo. Eles estão indo muito bem.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Sim.

PRESIDENTE TRUMP: E eles dizem que ele está fazendo -

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: - e fazendo muito, muito, muito bem.

PRESIDENTE TRUMP: Isso é muito bom. E então me diga, quão bom é um jogador ele? Você está impressionado?

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Estou muito impressionado. Ele é o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Então, em certo sentido - bem, eu acho, tem sido um sucesso. Eu concordo com você - o campeonato.

PRESIDENTE TRUMP: Sim, ótimo. Não. Não. Eu acho - eu acho (inaudível) -

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Sem dúvida para o mundo - para o mundo.

PRESIDENTE TRUMP: Cristian vai concorrer a presidente contra você? (Risos) Ele não venceria. Você sabe que ele não vai

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Presidente, você sabe - você sabe de uma coisa - devo dizer que Portugal não é apenas dos Estados Unidos.

PRESIDENTE TRUMP: Isso mesmo. Está certo.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: É um pouco diferente.

PRESIDENTE TRUMP: Sim, vá em frente.

P Sr. Presidente, quando você aprendeu que o juiz Kennedy estaria se aposentando?

PRESIDENTE TRUMP: Cerca de meia hora atrás.

Q Você ficou surpreso?

PRESIDENTE TRUMP: Ele veio para a Casa Branca. Tivemos uma discussão maravilhosa antes de nos encontrarmos com o Presidente e realmente tivemos uma discussão muito profunda. Eu tenho suas idéias sobre as coisas, inclusive - eu perguntei a ele se ele tinha certas pessoas que ele tinha grande respeito por isso potencialmente poderia tomar seu lugar - que é um lugar muito difícil de preencher.

Q Você vai nos dizer quem ele recomendou? Você vai nos dar algum sentido de -

PRESIDENTE TRUMP: Não, eu não farei isso. Mas ele tem - você sabe, existem certos nomes que são excelentes - nomes que você já conhece, para ser honesto com você. Quero dizer, existem nomes que você sabe que são proeminentes, altamente respeitados - nomes que você conheceria, Presidente. E nós estaremos olhando para eles; nós estaremos olhando para alguns outros. Mas eles virão da lista de 25 pessoas. OK?

Q Sr. Presidente, é um ano eleitoral. Você consideraria manter esse espaço aberto até que a composição do Congresso seja determinada em novembro?

PRESIDENTE TRUMP: Eu realmente não pensei sobre isso. Eu acho que você quer ir o mais rápido possível. É um processo, mas realmente não pensei nisso. Mas tivemos um grande dia ontem, muito grande. Nós tivemos uma ótima decisão hoje, em termos do que acabou de ser divulgado pela Suprema Corte. Ontem, obviamente, com a proibição de viajar era extremamente grande.

Você tem uma mensagem para os Republicanos da Câmara que não aprovaram a lei de imigração antes?

PRESIDENTE TRUMP: Não, eu quero que eles façam o que eles queriam. Você sabe, o problema que temos - e eu disse a eles esta manhã, eu disse: "Ei, passe, se você puder." Mas eu também quero que eles façam o que quiserem. Temos uma grande conta de imigração, como todo mundo faz - como se você estivesse falando e todo mundo fala sobre imigração agora, eu acho, mais do que nunca.

Q John Bolton disse que não espera um resultado específico de sua reunião com o presidente Putin. Você espera um resultado?

PRESIDENTE TRUMP: Bem, acho que estaremos falando sobre a Síria. Acho que estaremos falando sobre a Ucrânia. Acho que estaremos falando sobre muitos outros assuntos. E vamos ver o que acontece. Então você nunca sabe.

Q Eleição se intrometendo?

PRESIDENTE TRUMP: Você nunca sabe sobre as reuniões, o que acontece. Certo? Mas acho que muitas coisas boas podem vir com reuniões com pessoas. Tivemos ótimas reuniões com o presidente Xi da China. Temos - em todos os lugares onde estive, tivemos ótimas reuniões. Então, talvez algo positivo saia disso.

P Sr. Presidente, e sobre o desafiante progressista que derrotou Joe Crowley, aquela jovem de Nova York? Você está preocupado com uma onda azul? Faz isso -

PRESIDENTE TRUMP: Bem, isso foi um choque. Perder - para Crowley perder essa eleição, isso foi um choque. Eu estava surpreso. Todos ficaram surpresos. Nós tivemos alguém que está lá há muitos anos, Sr. Presidente, e acho que ele provavelmente deu por garantido. E não posso dizer que estou desapontado porque nunca fui um grande fã, mas ele perdeu a eleição. Provavelmente não deveria ter perdido sua eleição. Talvez você fique um pouco complacente, sabe? Isso acontece; você fica complacente. E ele perdeu. Isso é uma grande perda. Eu te digo, isso é incrível - foi uma perda chocante. Mas é o que é. Muito obrigado a todos. Obrigado.

Sr. Senhor, Sr. Presidente, está preocupado que suas tarifas estejam saindo pela culatra?

PRESIDENTE TRUMP: Não, eles estão indo muito bem. By the way, a indústria do aço está absolutamente indo muito bem. As tarifas foram incríveis. E a indústria siderúrgica está indo muito bem e nosso país está indo muito bem. Você está vendo os resultados. Os números que saem das empresas estão muito além do que qualquer um jamais imaginou ser possível. Estamos indo muito bem.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Ah, eu ouvi que você vai receber o presidente (inaudível). Isso é uma boa notícia.

PRESIDENTE TRUMP: Sim. Sim. Sim.

PRESIDENTE REBELO DE SOUSA: Isso é uma boa notícia. Deve falar com (inaudível).

PRESIDENTE TRUMP: Obrigado a todos.

Q (inaudível)

PRESIDENTE TRUMP: Eles estão trabalhando - vai ser muito bom. Vai ser bom.

E, Sr. Presidente, até onde você pode se encontrar com Putin, será depois da OTAN?

PRESIDENTE TRUMP: Provavelmente depois.

Q Logo após a OTAN, você acha?

PRESIDENTE TRUMP: Provavelmente depois.

Q Obrigado, senhor.

PRESIDENTE TRUMP: Obrigado a todos. Muito obrigado.

Q Helsinque?

PRESIDENTE TRUMP: Poderia ser. Ou Viena.

P ou Viena?

PRESIDENTE TRUMP: Isso será anunciado muito em breve.

FIM
14:28 EDT
https://www.whitehouse.gov/

https://expresso.pt/politica/2018-06-27-Quao-impressionado-esta-com-Ronaldo--Muitissimo-impressionado.-A-conversa-de-Marcelo-com-Trump-1