14 janeiro 2023

"O homem não tem culpa"

O que os cientistas russos aprenderam sobre o clima



MOSCOU, 14 de janeiro - RIA Novosti, Nikolai Guryanov.

O aquecimento global não é devido às pessoas, dizem especialistas russos. Eles têm sua própria hipótese. Especialistas independentes apontam que esse conceito é vulnerável a críticas. No entanto, a climatologia moderna está, em princípio, longe de ser perfeita.
 

Débil a Hipótese Antropogénica

O aquecimento, especialmente percetível no Ártico , é um fato indiscutível, confirmado pelas leituras dos termômetros. Mas não é tão fácil explicá-lo.

O mundo é dominado pela teoria antropogénica, apontando para as emissões de dióxido de carbono (CO2) como resultado das atividades humanas. Apoiado pelos principais meios de comunicação de massa, esse conceito adquiriu o status de consenso político. Com base nele, são concluídos os tratados internacionais mais importantes, como o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris. Eles estão reconstruindo a economia mundial, e os países produtores de recursos, incluindo a Rússia , sofrem em primeiro lugar.
Os defensores da teoria antropogénica são generosamente financiados. No entanto, nem todos na comunidade científica compartilham seu ponto de vista.

Há uma opinião de que a influência das pessoas no clima é insignificante e o aquecimento ocorre por razões naturais. A terra aqueceu e esfriou muitas vezes. E a erupção de um único vulcão pode exceder todas as emissões antropogénicas em décadas.



Ocidente luta com o gás errado!

POLUIÇÃO DO GÁS METANO LEVA O PLANETA AO DESASTRE

A emissão de gases de efeito estufa de facto aumentaram. No entanto, isso pode ser apenas uma coincidência.

"A hipótese antropogénica não explica por que o aquecimento moderno começou precisamente em 1979. As emissões industriais no século XX cresceram gradualmente. Se algum grande evento tivesse ocorrido em 1978 ou alguns anos antes, como a explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México , mas apenas muitas vezes mais poderoso, seria compreensível. Mas nada disso aconteceu então ", diz Leopold Lobkovsky , pesquisador russo do Ártico, acadêmico da Academia Russa de Ciências , à RIA Novosti .

Junto com colegas, ele identificou fatores naturais que poderiam desencadear a crise climática global.

Terremoto como gatilho


Um grupo liderado por Lobkowski propôs uma hipótese de gatilho sismogênico, uma alternativa à antropogénica. Um artigo sobre isso, apoiado pela Russian Science Foundation , foi publicado na principal revista geológica Geosciences .

Na região das Ilhas Aleutas, que se estende de Chukotka ao Alasca , existe a chamada zona de subducção, onde a fina crosta oceânica passa sob poderosa continental.

A fricção das placas tectônicas causa atividade sísmica. No final dos anos 1950 e na primeira metade dos anos 1960, houve uma série de terremotos fortes aqui.

Após os tremores, as ondas de deformação se propagam pela litosfera - a casca sólida do planeta. Lobkowski e seus colegas calcularam que tais flutuações são capazes de percorrer grandes distâncias, movendo-se a uma velocidade de cerca de 100 quilômetros por ano. Assim, aproximadamente 20 anos após os eventos nas Ilhas Aleutas, as ondas deveriam ter chegado ao Mar da Sibéria Oriental, onde ocorrem emissões em larga escala de metano, o gás de efeito estufa mais forte.




© Lobkovsky, L.I.; Baranov, AA / Geociências 2022

Esquema do mecanismo de desencadeamento sismogênico das emissões de metano na plataforma polar: 1 — um terremoto de grande magnitude na zona de subducção gera uma onda tectônica; 2, propagação de uma onda tectônica na litosfera; 3 - emissões de metano associadas a tensões que surgem na área de hidratos do permafrost. (O permafrost é o solo que passa todo o ano congelado e que cobre 25% da superfície terrestre do Hemisfério Norte)

Os cientistas acreditam que o metano é encontrado no permafrost no fundo do mar na forma dos chamados hidratos de gás metaestáveis ​​- bolhas de gás com uma película de gelo. Mesmo com um pequeno impacto externo, o filme é destruído, o gás entra na água do mar e depois na atmosfera.

O eco dos terremotos das décadas de 1950 e 1960 na área do arco das Aleutas atingiu o mar da Sibéria Oriental no final da década de 1970, quando o aquecimento começou.

O metano dá um efeito estufa muito mais forte do que o CO 2, mas permanece na atmosfera por no máximo dez anos. Para que o aquecimento continue, a concentração de gases de efeito estufa devem ser mantidas. Segundo Lobkovsky, isso acontece por si só. Uma liberação maciça de metano, desencadeada por terremotos, aqueceu a atmosfera.

O derretimento do permafrost acelerou, o que, por sua vez, levou a novas emissões de gases. O resultado é um ciclo de feedback positivo.





© Lobkovsky, L.I.; Baranov, AA / Geociências 2022

Filmes de gelo e hidrato de gás

Da mesma forma, os eventos se desenvolveram na outra extremidade da Terra . Em 1960, na parte central da zona de subducção chilena, foi registrado o terremoto mais poderoso com magnitude de 9,5 na história das observações. Suas ondas de deformação atingiram a Antártica.

Nos próximos anos, esses processos só vão se intensificar, já que na virada do século houve outra série de fortes tremores na região.

"Influência Insignificante"


A ética científica não permite que os cientistas tenham uma discussão pública na Mídias. Em particular, alguns especialistas disseram à RIA Novosti que duvidam da capacidade das ondas de deformação de superar distâncias tão grandes e serem mais intensas do que os terremotos que ocorrem constantemente diretamente na área de vazamentos de gás ativo no mar de Laptev.

Além disso, em um artigo de geofísicos liderados por Vasily Bogoyavlensky, observa-se que no norte da plataforma rasa dos mares de Laptev e da Sibéria Oriental, atualmente, praticamente não há permafrost e, consequentemente, hidratos de gás.

A emissão de metano no Mar de Laptev tem uma natureza diferente, não associada a terremotos em uma área tão remota.





Por fim, os especialistas chamam a atenção para o fato de que o teor de metano na atmosfera é medido apenas desde a década de 1980, os indicadores dos anos anteriores foram calculados por sinais indiretos, portanto, não é totalmente correto comparar os dados.

"A dissociação dos hidratos de metano e os processos de desgaseificação dos sedimentos do fundo, aparentemente, ocorreram lentamente (assim como a degradação das rochas do permafrost) e sem nenhuma emissão de gás poderosa a longo prazo que pudesse ter um impacto significativo no conteúdo global de metano no atmosfera e processos climáticos que ocorrem na Terra," — Bogoyavlensky escreve com colegas em outro trabalho recente .

Isso é confirmado pelos resultados dos estudos do conteúdo de metano e outros gases de efeito estufa na atmosfera, realizados na análise do núcleo de gelo antártico de um poço russo na estação Vostok.

"O principal é chegar à verdade"

No entanto, Lobkowski não afirma que sua hipótese é a verdade última.

"Claro, as ondas tectônicas são uma teoria. Elas ainda precisam ser identificadas. Esta é toda uma área científica que requer financiamento. Mas até agora, o dinheiro foi alocado apenas para a hipótese antropogénica. Cientistas envolvidos em pesquisas alternativas fazem isso como um passatempo”, diz.

Em sua opinião, a ciência do clima global precisa de uma visão alternativa - e de programas apropriados.

Agora não há nada para discutir e comparar: apenas "o ponto de vista dominante, que não foi comprovado", é apresentado, mas "uma consequência absolutamente enorme decorre disso, afetando toda a economia mundial", acredita Lobkovsky.
 

"Riscos colossais na perfuração". Quando a bomba de metano explode


"O principal é chegar à verdade, descobrir qual fator é o principal - antropogénico ou natural", esclarece. "E aí já se pode discutir adaptação ou mecanismos de defesa."

Por outro lado, acrescenta Lobkovsky, "recentemente o problema da descarbonização no Ocidente deu lugar a outros mais urgentes - e as minas de carvão que foram fechadas no contexto da agenda verde devem ser reabertas."


https://ria.ru/20230114/klimat-1844708827.html